domingo, 24 de julho de 2011

Ele vem ao nosso encontro

Ele vem ao nosso encontro

Estudo Bíblico sobre: "Ele vem ao nosso encontro"
Ele vem ao nosso encontro
Gênesis 28.10-22 e João 1.43-51
Nosso tema geral do mês de novembro é “Comunicação do Jeito de Deus”. Estamos estudando as verdades espirituais escondidas nos acontecimentos e personagens históricos, olhando o Antigo Testamento e sua revelação no Novo Testamento. No último domingo vimos a história de Abraão e seu filho Isaque (Gênesis 22) com o tema o Deus que provê.
Nada é mais importante para o ser humano do que ter o seu encontro com Deus. Nós viemos dele, existimos nele e não descansaremos enquanto não nos voltarmos a ele. Em Gênesis 28.10-22 e João 1.43-51 veremos como Deus nos comunica seu profundo desejo de encontrar-se e manter um amoroso relacionamento conosco. Vejamos algumas verdades nesta passagem:

1) A iniciativa do encontro

Se há algo que não conseguimos explicar é o amor de Deus por nós. O pecado fez separação entre nós e Deus (Isaías 59.2; Romanos 3.23). Mas Deus não permite que esta situação permaneça assim, ele sempre toma a iniciativa de encontrar-se conosco mais uma vez. As religiões são o ser humano em busca de encontrar Deus, o evangelho é Deus em busca do ser humano.
Na história que lemos, encontramos Jacó em meio a um engano e em plena fuga (Gênesis 28.10 – breve histórico do motivo da fuga). Tendo o chão como cama (enquanto estamos fugindo de Deus tudo é deserto), uma pedra como travesseiro (muitos estão dando cabeçadas por aí), sonhou. Deus veio ao seu encontro. Podemos perguntar: Por que Deus veio ao encontro de Jacó, sendo ele um enganador? Veja Deuteronômio 7 7-8: “Não vos teve o Senhor afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos, mas porque o Senhor vos amava…” (João 3.16; Romanos 5.8).
Veja o contraste entre Jacó e Natanael. Em João 1.47 Jesus vem ao encontro de Natanael, a respeito de quem afirmou “um verdadeiro israelita, em quem não há dolo”. A primeira vista este homem não precisava de Deus, seguia a religião à risca e nada havia que o acusasse. Mas ainda assim Jesus vem ao seu encontro e relatou que já o havia visto antes, quando estava debaixo de uma figueira.
Os olhos de Deus estão sobre todos, ele deseja encontrar-se com todos. Deus nos ama tanto, que podemos nos encontrar com ele da maneira como estamos.

2) O meio para o encontro

Para que haja um encontro e um relacionamento do ser humano com Deus é necessária uma ponte. O relacionamento que foi quebrado com o pecado precisa ser novamente ligado.
No encontro com Jacó, Deus providencia esta ligação. “Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela” (Gênesis 28.12). Para Natanael Jesus afirmou em João 1.51: “Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”. Que maravilha! Agora a terra está ligada ao céu, o mortal ligado ao eterno, o pecador ao santo, a criatura está de volta ao criador.
Jesus é a escada. Não há outro meio, outro nome, outra forma. “A saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação” (2 Coríntios 5.19). Deus nos ama tanto que providenciou o meio para que tenhamos o nosso encontro com ele.

3) Os resultados do encontro

Quando nos encontramos com Deus, em Jesus Cristo, nossa vida é profundamente marcada e modificada. Sempre haverá um antes e um depois do encontro. Nos tornamos nova criação de Deus (2 Coríntios 5.17).
Jacó teve seus olhos espirituais abertos (Gênesis 28.16); o temor do Senhor tomou seu coração (Gênesis 28.17); ele entregou seu coração a Deus e assumiu compromisso com ele (Gênesis 28. 18-22). Da mesma forma Natanael que antes dissera “De Nazaré pode sair alguma coisa boa?” (João 1.46), exclamou: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!” (João 1.49).
Assim deve acontecer comigo em com você. Somos regenerados por Cristo para uma nova vida, agora seremos santificados pelo Espírito para sermos mais parecidos com Cristo e um dia seremos glorificados, então seremos como ele é. Deus nos ama tanto, que não permitirá que fiquemos como estamos, ele irá nos fazer mais parecidos com Cristo.
Conclusão
Vimos que Deus vem ao nosso encontro. É ele quem toma a iniciativa, ele quem providencia o meio (Jesus) e ele gera em nós toda mudança necessária para sermos mais parecidos com Jesus.
E nós? Já tivemos nosso encontro com Deus? Quanto de mudança em nossas vidas esse encontro gerou?
Para que Deus possa estabelecer a sua Betel (Bet – casa; El – Deus), sua eterna morada é necessário que ele não apenas entre em nossa casa, mas convém que ele fique em nossa casa e faça em nós morada.
Fonte: IPILON

Nenhum comentário:

Postar um comentário