domingo, 27 de novembro de 2011

Arrependimento e Amor. Cada coisa em seu lugar

No desenrolar da história de Jesus e Zaqueu fica claro algumas prioridades do Reino de Deus.
Zaqueu tinha ouvido que Jesus se aproximava e ele queria muito saber quem era o tal messias que o povo tanto comentava. Para isso resolveu subir numa árvore. Jesus o avistou e pediu para ele descer, pois queria repousar em sua casa. O povo, pra variar, não entendeu em nada a grande demonstração de amor que Jesus deu. Zaqueu incomodado com a falácia do povo e também entendendo que ele não era digno de dar morada ao Messias, disse em alto e bom som.
“Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais”. (Lucas 19:8)
Vou resumir isso em uma palavra: Arrependimento.
Mas como eu posso ter certeza de qual era a intenção de Zaqueu ao dizer isso? Será que ele não foi politico pra acalmar o povo e parecer piedoso aos olhos de Jesus? A resposta a isso esta no versículo seguinte, e se você conhece o básico da história de Cristo, sabe que Ele não fazia média e não tinha papas na lingua.
“Jesus lhe disse: ‘Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão. Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido’.” (Lucas 19:9,10)
Resumindo: Porque houve arrependimento é que houve Salvação.
João Batista saiu “preparando o caminho para Senhor” pregando “um batismo dearrependimento para o perdão dos pecados.” (Lucas 3:3)
Jesus, logo depois da tentação, começou a pregar “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo”. (Mateus 4:17)
Quando Jesus ressucitou e apareceu a seus discipulos, a mensagem que Ele deixou foi:
“Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia, e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vocês são testemunhas destas coisas.” (Lucas 24:46-48)
Esses últimos versículos colocam algumas coisas no lugar.
Portal Expressão Jovem: Arrependimento e Amor. Cada coisa em seu lugar, John Pipper, Rod Silva, Jovens Quadrangular Tupã CentroA mensagem do Reino NÃO É o amor. Mas uma de suas prioridades é oarrependimento. A morte de Cristo na cruz foi o pagamento de nossa dívida, para que nosarrependessemos dos nossos maus caminhos e tivessemos para onde ir. Um novo caminho. Uma boa nova.
John Piper diz que “O mandamento ‘arrepender-se‘ baseia-se numa OFERTA
misericordiosa de PERDÃO e numa advertência também misericordiosa de que, o
que um dia recusarem perecerão no juízo de Deus.” E isso só foi possível pelo sacrifício de Cristo.
Mas é interessante notar que Jesus fala sobre pregarmos arrependimento em Seu nome. Ou seja, a mensagem é o arrependimento, mas o meio e a forma é em amor, já que ele é o verbo encarnado.
Conseguem ver a diferença?
Entendo que a ordem dos fatores, nesse caso, altera sim o resultado. E é por isso que vemos tanto abuso da graça. Porque pregamos um amor que “vence tudo”, mas não nos leva a um profundo e real arrependimento.
E se não nos leva a esse arrependimento, será que a salvação realmente chegou a nossa casa?
Retirado de RodSilva (WordPress)

Nenhum comentário:

Postar um comentário