terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Análise em Die Another Day da Madonna


No clipe Die Another Day da cantora Madonna percebemos uma carga bem significativa de mensagens ocultas acerca de sua carreira e de sua personalidade.
O vídeo começa com Madonna sendo arrastada para um lugar obscuro e sombrio, uma espécie de galpão subterrâneo ( onde tudo ocorre oculto/ ocultismo). Lá a cantora é torturada por seus algozes das maneiras mais terríveis.( bofetadas, cuspidas, eletro-choques, etc). A música Die another day foi o tema do filme de James Bond: 007.
Acerca das torturas é importante frizarmos que essa temática é abordada em diversos clipes de muitos artistas pops( Lady Gaga, Britney Spears, etc). Com Madonna não é diferente. A indústria da música exige muito dos seus artistas e para fazer com que estes se submetam a todos os seus planos( agendas), esses cantores são primeiramente martirizados ( psicologicamente/ fisicamente ?) para só então entrarem no mundo da música.

Existem diversas abordagens acerca do controle da mente através da tortura física e psiquica  na internet...


Ao mesmo tempo que Madonna está sendo interrogada e torturada, assistimos um duelo ferrenho dela com ela mesma.   Duas Madonnas se enfrentam  num combate mortal . Uma está vestida de Preto e outra de branco. O que isso significa?



Yin Yang é, na filosofia chinesa, uma representação do princípio da dualidade de yin e yang. O conceito tem sua origem no tao(ou dao), base da filosofia e metafísica da cultura daquele país.
Segundo este princípio, duas forças complementares compõem tudo que existe, e do equilibrio dinâmico entre elas surge todo movimento e mutação . Essas forças são:
  • Yang: o princípio ativo, diurno, luminoso, quente.
  • Yin: o princípio passivo, noturno, escuro, frio.

Os exemplos acima não incluem qualquer juízo de valor, e não há qualquer hierarquia entre os dois princípios. Assim, referir-se a yang como positivo apenas indica que ele é positivo quando comparado com Yin, que será negativo. Esta analogia é como a carga elétrica atribuída a protons e electrons: os opostos complementam-se, positivo não é bom ou mau, é apenas o oposto complementar de negativo.( wikpédia)

A Madonna branca não necessariamente represenda a Madonna Boazinha. É ela quem mata a Madonna de Preto. Esse duelo simboliza um confronto interno da cantora. A moral, a ética, os valores estão se chocando com sua realidade e suas escolhas no mundo do entretenimento. Madonna tem aberto mão de muitas coisas que realmente importam para se manter no mundo de Holywood.
De forma menos óbvia, o preto e branco também podem indicar sua associação com a Maçonaria. É muito comum vermos essa alusão em clipes de Rihana, por exemplo. O que sugere mais ainda essa acertiva são as colunas que aparecem no cenário.
A Madonna " iluminada"( iluminatti) mata a antiga Madonna ( ignorante) para que sua consciencia não mais se importa com coisas morais. ( bem e mal - Deus e diabo- luz e trevas)

Essa imagem é o retrato de sua personalidade atual: estilhaçada . Em outros clipes também vemos essa temática( Beonce e Avril Lavigne).
Madonna encontra-se completamente embaraçada, sua mente está tão envolvida com a indústria musical que sua inteligência ja foi comprometida. Ela se encontra em mil pedaços.

Essa imagem também é muito interessante. O lugar da luta parece um museu ou um salão de arte. Lá encontramos um pintor reparando uma manequim. Esse tema é muito usado em outros clipes ( Lady Gaga, etc). O que é um manequim?
Manequim é um modelo plático que serve para expor a moda vigente. Exatamente o que a Madonna representa. Ela é apenas um manequim para propagar idéias, filosofias, moda, etc.
Perceba que a Manequim é loira e dourada. Aqui há uma relação com o que a cantora faz e com o que ela obteve. Assim como a Manequim, Madonna usa seu corpo, seu erotismo, para ganhar a vida. Foi através disso que ela obteve riquesas incontáveis( ouro/ dourado).
Podemos também dizer, de maneira bem mais subliminar, que o manequim é uma manifestação mística do sol.  Em diversos outros clipes, a cantora trabalha a imagem da luz dourada, do sol brilhante. Neste caso o deus sol brilha sobre a manequim ( Madonna).
Quem seria o pintor?- Um intermediário, alguém que a apresentou a esse mundo, que aparentemente anônimo e sem importância, é na verdade o patrocinador de tudo o que ela tem.

A relação morte e vida, velho e novo é muito utilizado nesses vídeos. Aqui a velha Madonna morre ao lado do Manequim dourado. Seria um sacrifício?
Vejamos algumas frases da canção:
Sigmund Freud
Analise isto!
Eu vou destruir meu ego
Agora vou fechar meu corpo
Por cada pecado vou ter que pagar
 
Essas são apenas algumas frases. Acho que a mais importante é "Sigmund Freud analise isto". Ela mesma está dizendo que o que ela faz tem um significado que somente especialistas podem compreender. Os mais leigos jamais perceberão o que ela está cantando ou representando.
Freud era especialista em sonhos, logo podemos entender que o clipe se passa na mente da cantora. O que só confirma o que estamos dizendo.
 
Concluímos que a música Die another day representa um conflito interno da cantora. 


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário