quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Aramaico língua falada por Jesus esta no currículo das escolas em Israel como curso – Confira


Jesus utilizava o aramaico no período que esteve conosco, mas nas regiões onde Ele viveu esta sendo esquecido e desaparecendo. Um grupo de cristãos que já vinham de algum tempo se esforçando para manter vivo o aramaico conseguiram do Ministério de Israel autorização para colocar no currículo escolar. - Confira e comente… 
Enquanto Yeshua (Jesus) e muitos outros judeus de seu tempo, sem dúvida, falava hebraico e grego, a língua comum na Terra de Israel
Oração do Pai Nosso em aramaico
há 2.000 anos era o aramaico. A antiga linguagem sírio que também tem laços com a família de Abraão, o aramaico era a língua do mercado e nas conversas do dia a dia. Era a lingua que Jesus falava com mais frequência.
Mas ao contrário de hebraico e seu renascimento moderno até hoje, o aramaico ainda é em grande proporção uma língua morta. No entanto o aramaico é a língua oficial das liturgias das igrejas ortodoxas maronitas, e uma grande parte da liturgia judaica em aramaico continua original, poucos entendem as palavras das orações são recitados.
No entanto, há um grande interesse que o aramaico seja reintroduzida como língua viva na Terra Santa, este movimento para ensino da língua começou entre os cristãos maronitas que vivem na região da Galileia.
Recentemente, a escola estadual primária na cidade árabe da Galiléia Jish, conseguiu uma solicitação junto ao Ministério da Educação de Israel, para que seja colocado no curriculum escolar o aramaico, o tornando opcional para o alunos na forma curso.
Hoje, cerca de 80 crianças da aldeia estão estudando e usando a linguagem que muitos temiam poderia desaparecer completamente na Terra Santa.
As crianças que fazem parte do curso assistem um canal de televisão via satélite da Suécia como parte da tarefa diária, onde a comunidade de imigrantes com cerca de 80.000 pessoas usam o aramaico como sua língua materna. Facilitando ainda mais o aprendizado da língua que o nosso Senhor e Salvador Jesus tanto usou no período que esteve conosco aqui na Terra e hoje esta a destra do Deus Pai intercedendo por nós.
Veja parte inicial do filme “Paixão de Cristo” de Mel Gibson onde os atores usaram a língua aramaica no filme e comente…
post inforgospel.com.br – com informação Noticias Cristianas

Nenhum comentário:

Postar um comentário