terça-feira, 16 de outubro de 2012

Estudantes evangélicos obrigados a participarem do Dia dos Mortos no México não serão mais


Alunos evangélicos a muitos anos são induzidos a participarem do Dia dos Mortos no México, uma celebração religiosa católica, sob pena de terem suas notas escolares diminuídas. Mas pela primeira vez não serão mais obrigados por determinação da Secretaria de Educação do país. -Confira, entenda e comente…
Os alunos da comunidade evangélica de Xalapa (Vera cruz) não serão mais obrigados a participar na celebração do Dia dos Mortos, um feriado comemorados pelos católicos, que se dá comumente no final do mês de outubro e começo de novembro.
Isto foi afirmado pelo presidente da rede evangélica no estado, Guillermo Alvarez Trujillo, depois de receber um comunicado do Ministério da Educação de Vera cruz.
Trujillo disse que não se opõe a celebração, “o que nos incomodou foi obrigatoriedade dos alunos que professam outra fé e religião que não o catolicismo, com a ameaças de que se não participarem da celebração seriam descontados pontos nas matérias escolares.”
O líder evangélico reconheceu a sensibilidade política do governador Javier Duarte de Ochoa e do secretário da Educação, Mota Adolfo Hernandez, “porque é a primeira vez que se é ouvida a voz da comunidade evangélica sobre esta questão, apesar de todos os anos esta prática de exigência  da participação dos estudantes evangélicos nas comemorações com as ameaças. ”
Em entrevista a imprensa, destacou o desconforto dos pais, especialmente da comunidade evangélica e de outras denominaçõesreligiosas que não a católica “é que os professores exigem que os alunos participem, sob pena de baixarem suas notas ou outras medidas. ”
Trujillo disse que o secretário de Educação Básica no Estado, Xochitl Adela Martinez Osorio, ordenou o envio de uma circular para as escolas direcionada aos supervisores, que por sua vez distribuam para as escolas, com o objetivo de não mais obrigar e nem forçar as crianças a participar desta festa de tradição católica no país. E incluso no texto da circular o secretário deixou em aberto, se caso houvesse alguma objeção quanto ao acatar a decisão da Secretaria de Educação Básica (ensino fundamental) teria que ser comunicado ao secretário.
NOTA: Glorificamos a Deus por esta conquista em favor do estudantes evangélicos mexicanos, pois sabemos e cremos que o Senhor é fiel e move corações e mentes a favor de todo aquele que O adora para os livrar de prisões.Amém….
post inforgospel.com.br – com informação noticiascristianas - 15/10/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário