Durante um debate entre candidatos ao Senado americano pelo estado de Indiana, o candidato republicano Richard Mourdock acabou gerando polêmica ao falar sobre o aborto, se mostrando contrário ao procedimento mesmo em caso de estupro, pois para ele a gravidez decorrente deste crime também é a vontade de Deus.
“Eu pensei nisso durante muito tempo, e acabei percebendo que a vida é um presente de Deus. Eu acho que mesmo quando a vida se inicia em uma situação tão horrível como o estupro, ela é algo que Deus quis que acontecesse”, disse.
Tal afirmação gerou grande mal-estar no Partido Republicano tanto que o candidato à Presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney, se pronunciou a respeito dizendo que não compartilha desse mesmo pensamento.
Diante da polêmica armada, Mourdock voltou a comentar o caso dizendo que se expressou de forma errada. “Deus cria a vida, este era o meu argumento. Deus não quer o estupro e eu, de jeito nenhum, sugeri que ele queira”, disse ele por meio de nota enviada para a imprensa depois do debate.
Os adversários de candidato ao Senado se apressaram em usar a frase para acusá-lo e mostrar seus posicionamentos sobre o tema. Joe Donnelly, que também disputa a vaga, chegou a condenar a fala de Mourdock. “O Deus em que acredito não quer que um estupro aconteça – nunca. O que o senhor Mourdock disse é chocante e é assombroso que ele tenha tanto desrespeito com as vítimas do estupro.”
O presidente do Partido Democrata, Debbie Wasserman Schultz também comentou o caso dizendo que a declaração do republicano foi “escandalosa e humilhante para as mulheres” e sugeriu que Romney retire do ar as propagandas onde ele aparece ao lado do candidato ao Senado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário