O manuscrito mais antigo e melhor conservado sobre o que estão escritos os Dez Mandamentos que, segundo a fé judeo-cristã, Moisés recebeu no Monte Sinai, esta em exposição desde o dia 16 de dezembro no Museu Discovery de Nova York
O pergaminho, escrito em hebraico e de mais de 2.000 anos de antiguidade , mede ao redor de meio metro de comprimento (45 cms.)
O pergaminho, escrito em hebraico e de mais de 2.000 anos de antiguidade , mede ao redor de meio metro de comprimento (45 cms.)
por 7 centímetros de largura. Está no museu de Nova York formando parte de uma exposição mais ampla sobre os rolos do Mar Morto; na que que inclui mais de 500 objetos cedidos pela Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, em sua sigla em inglês).
Seu estado de conservação é “excepcional”, está escrito em hebraico, e tem mais de 2.000 anos de antigüidade.
O pergaminho dos Dez Mandamentos se pode visitar somente até o próximo 2 de janeiro, enquanto que o resto da exposição -que foi inaugurada em 28 de outubro- permanecerá aberta até 15 de abril de 2012.
O pergaminho foi descoberto em 1954 e pertence, segundo indica o Museu Discovery em um comunicado, a uma coleção de mais de 900 rolos encontrados ao longo dos anos 40 e 50 em um sistema de covas de Qumram, situado próximo do Mar Morto.
Este conjunto de manuscritos, escritos em hebraico, aramaico e grego, são os documentos mais antigos encontrados até agora sobre a vida na Judeia e tempos de Jesus -de mais de 2.000 anos- e do Antigo Testamento cristão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário