segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O Que é Bat Mitzvá



Nesta semana o vídeo de um menino judeu chamado Nissim Ourfali que completou o Bar-Mitzvah virou febre na internet. Mas se você não sabe o que é Bar-Mitzvá leia o texto: 

Quando uma criança judia atinge a sua maturidade (aos 12 anos de idade, mais um dia para as meninas; e aos 13 anos e um dia para os rapazes), passa a se tornar responsável pelos seus atos, de acordo com a lei judaica. Para marcar esta passagem, é celebrado o Bar-Mitzvah, uma cerimônia que ressalta a importância de cada um dos judeus na corrente ancestral do judaísmo. Nessa altura, diz-se que o menino passa a ser Bar Mitzvah; e a menina passa a ser Bat Mitzvá .

Ao completar 13 anos, o jovem atinge a maioridade religiosa judaica. Para marcar esta passagem, é celebrado o Bar-Mitzvah, uma cerimônia que ressalta a importância de cada um dos judeus na corrente ancestral do judaísmo. É nessa data que o jovem, pela primeira vez, é chamado para ler na Torá (conhecido como Pentateuco pelos cristãos) e coloca os Tefilin (duas caixinhas de couro, cada qual presa a uma tira de couro de animal kasher, dentro das quais está contido um pergaminho com os quatro trechos da Torah em que se baseia o uso dos filactérios). Depois desta idade, os rapazes e moças podem finalmente participar em todas as áreas da vida da comunidade e assumir a sua responsabilidade na lei ritual judaica, tradição e ética.

Tefilin
O Bar Mitzvah não é só uma comemoração comum de aniversario, mas normalmente o menino, passa por uma bonita cerimônia de "mazal-tov" que seria como um "boa sorte" ou "parabéns"(dependendo da situação), normalmente o Mazan-tov é feito com o(a) menino(a) sobre uma cadeira e ele(a) é levantado varias vezes, e assim fazem com toda a família do Barmitzvano.

Jesus Cristo e o Bar-Mitzvah

Segundo a Bíblia Sagrada, Jesus Cristo, aos 12 anos de idade, foi levado ao templo (Lucas, capitulo 2, versiculos 41 e 42) pela primeira vez conforme a tradição mandava. A ocasião mais importante na vida de um judeu chega quando ele atinge a idade para entrar na aliança com Deus e no compromisso de manter , estudar e praticar todos os mandamentos da Torá, aos treze anos de idade.

Agora, se você ainda não viu o vídeo do Nissim comemorando seu Bar Mitzvah, confira aqui:



Info: WikiRevista Morasha

Nenhum comentário:

Postar um comentário