A expansão das igrejas evangélicas e da música gospel no Brasil pode ser medida de diversas formas, seja pelos dados divulgados no Censo 2010, ou pelos números de vendas das gravadoras nacionais que distribuem os trabalhos de artistas cristãos.
Entretanto, o comportamento deste público enquanto navega na internet ainda não possui estudos detalhados. Um trabalho focado nesse aspecto poderia auxiliar as igrejas a compreender como funciona a rede e aprimorar a forma como devem usar a web para evangelismo, por exemplo.
Numa pesquisa rápida no Google Trends, é possível descobrir parte deste comportamento dos internautas brasileiros que se interessam por assuntos cristãos. Em geral, esse público pesquisa mais sobre artistas de música gospel e igrejas em geral do que sobre Jesus Cristo.
Um levantamento – que não seguiu parâmetros científicos – feito pela Redação do Gospel+, verificou que ao longo dos últimos nove anos, as pesquisas na internet usando a plataforma Google tem mostrado crescente interesse por cantores gospel, como Aline Barros, Cassiane, Diante do Trono, Damares, entre outros.
Esses dados fornecem indícios de que o resultado da estratégia de divulgação usada por diversas igrejas, que usam músicas como forma primária de evangelização, tem levado as pessoas a desejarem mais informações sobre os artistas do que sobre a mensagem que eles propagam.
Confira nos infográficos abaixo, dados relativos às pesquisas sobre alguns dos artistas gospel mais buscados na internet. Para ter acesso aos demais detalhes da análise do Google, clique na imagem:
Os 5 cantores e ministérios gospel mais buscados no Google em 2013:
- Aline Barros
- Thalles Roberto
- Diante do Trono
- Bruna Karla
- Damares
Conheça também o ranking dos cantores gospel mais “curtidos” no Facebook.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+
Nenhum comentário:
Postar um comentário