terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Telescópio da NASA flagra imagem da “mão de Deus” no espaço, após explosão de estrela

Telescópio da NASA flagra imagem da “mão de Deus” no espaço, após explosão de estrela
“A Mão de Deus”. É dessa forma que ficou conhecida a imagem de uma nuvem de partículas e radiação divulgada pela NASA na última semana. A “foto” foi feita pelo Telescópio Nuclear Espectroscópico (NuSTAR).
A explosão de uma estrela situada a 17 mil anos-luz da Terra formou a estrutura que foi detectada pelo telescópio. O formato da estrutura lembra uma mão, o que logo rendeu o apelido de “mão de Deus”.
“Nós não sabemos se a forma de mão é uma ilusão de ótica [...] Com o NuSTAR, a mão se parece mais com um punho, que está nos dando algumas pistas”, afirmou Hongjun An, porta-voz da Universidade McGill, em Montreal.
A impressão de que a explosão de uma supernova teria gerado uma estrutura com formato de uma “mão” no espaço é um bom exemplo do fenômeno chamado de pareidolia, uma reação psicológica que faz as pessoas associarem imagens alheias a rostos e objetos com traços familiares.
Segundo o jornal O Globo, a imagem da “mão de Deus” apresenta as consequências das explosões chamadas de supernovas, que são iniciadas por estrelas com mais de dez vezes a massa do Sol.
Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário